Trata-se de uma espécie de "Menu Cultural" do que o escritor vem produzindo no campo da poesia,conto, crônica,roteiro de cinema e TV,peça de teatro, e recentemente: novelas on-line. Além de compartilhamento de pensamentos e troca de experiências com todos aqueles que de alguma forma colaboram com a cultura sergipana.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Discurso da Felicidade Consciente



O ser humano tem um comportamento ilógico, repetitivo, trágico, e talvez engraçado: uma triste tendência em só valorizar aquilo que perde. Isso independente de gênero ou idade. Ah! Como seria bom se as pessoas pudessem aproveitar a alegria de dançar na chuva sem medo de um resfriado, como o ímpeto que temos e seguimos quando criança... E algumas vezes nem chegamos a ficar gripados. E se ficamos que importa? Afinal, dançamos na chuva e foi divertido.

Também é interessante como a própria literatura e as canções de amor retratam isso. Será que o poético tem que ser trágico? Por isso, meus queridos amigos, lanço aqui uma campanha: - vamos cantar, vamos reverenciar a nossa felicidade! Vamos anunciar a boa nova, nossa felicidade de acordarmos com saúde, receptivos com as oportunidades que a vida nos dá, vamos noticiar o amor correspondido, a felicidade consciente!

Com intuito puro e simples de tentar fazer a proposta entendível, e homenagear o estado de plena felicidade peguei um clássico da MPB que muitos adoram, inclusive eu, e transformei para filosofia da felicidade consciente. Abaixo a versão original, e em seguida a adaptação. Espero que gostem e sejamos felizes e reverenciemos tal júbilo!

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

OUTRA VEZ

Composição: Isolda

Você foi o maior dos meus casos
De todos os abraços o que eu nunca esqueci
Você foi dos amores que eu tive
O mais complicado e o mais simples pra mim.
Você foi o melhor dos meus erros
A mais estranha história que alguém já escreveu
E é por essas e outras que a minha saudade
Faz lembrar de tudo outra vez.
Você foi a mentira sincera
Brincadeira mais séria que me aconteceu
Você foi o caso mais antigo
O amor mais amigo que me apareceu
Das lembranças que eu trago na vida
Você é a saudade que eu gosto de ter
Só assim sinto você bem perto de mim outra vez.
Esqueci de tentar te esquecer
Resolvi te querer por querer
Decidi te lembrar quantas vezes eu tenha vontade
Sem nada perder.
Você foi toda a felicidade
Você foi a maldade que só me fez bem
Você foi o melhor dos meus planos
E o pior dos enganos que eu pude fazer
Das lembranças que eu trago na vida
Você é a saudade que eu gosto de ter
Só assim sinto você bem perto de mim outra vez.


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


OUTRA VEZ II (Discurso da felicidade Consciente)


 
Você é o maior dos meus casos,
Pois com você pulei todos os estágios
E de ficante, namorado, noivo...
Sinto-me mentalmente casado,
Desde a primeira vez que te vi.

De todos os abraços que já tive,
O seu nunca esqueço.
Você é dos amores e paixonites que tive
O mais complicado e o mais simples pra mim,
Pois é puro, é verdadeiro, é único,
És minha alma gêmea.

Se todos os erros que cometi na vida,
Levaram-me até você...
Você é melhor dos meus erros,
A mais estranha história que alguém já escreveu
E é por essas e outras que a minha saudade
Faz pensar e pensar em tudo outra vez.

Você é brincadeira mais séria que me aconteceu.
Você é o caso mais antigo,
Pois nunca te vi, mas sempre te amei.
Você é o amor mais amigo que me apareceu.

Das lembranças que eu trago na vida
Você é a saudade que eu gosto de ter,
Pois cada segundo ao seu lado sempre é insuficiente.
É um dos sintomas do verdadeiro amor
Que todo ser humano procura na vida,
Pois quando se entende do amor,
O cheiro, o abraço, o gosto do beijo da pessoa amada
Acompanha-nos 24 horas por dia...
E sempre é muito pouco.

Por isso vivo este amor consciente e inconsciente,
Dormindo ou acordado,
Só assim sinto você bem perto de mim outra vez,
A cada instante da minha existência.

Graças a você:
Esqueci o que é noite de insônia por causa dos “Pré-cajú” da vida.
Resolvi investir num futuro a dois,
E assim na minha própria felicidade.
Decidi te lembrar quantas vezes eu tenha vontade
Sem medo de que possas ficar enfadada, dizer:
O QUANTO AMO VOCÊ.

Você é o meu Sol,
O pulsar nas minhas veias,
O ar que eu respiro,
Pois se amar é viver,
Não vivo sem você!


Você é toda a felicidade
Você é a maldade que só me fez bem
Você é o melhor dos meus planos
E o pior dos enganos que eu pude fazer
(por que demorei tanto tempo pra te encontrar?)

Das lembranças que eu trago na vida
Você é a saudade que eu gosto de ter
Só assim sinto você bem perto de mim,
Na vida passada, e nesta, outra vez.



Adaptação da composição de izolda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Conheça todas as teorias, domine as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana." - Gustav Jung