Trata-se de uma espécie de "Menu Cultural" do que o escritor vem produzindo no campo da poesia,conto, crônica,roteiro de cinema e TV,peça de teatro, e recentemente: novelas on-line. Além de compartilhamento de pensamentos e troca de experiências com todos aqueles que de alguma forma colaboram com a cultura sergipana.

terça-feira, 29 de março de 2011

Barreiras (Instintos do psi)



Tento fugir... Tento fugir,
De dentro de todas barreiras que há em mim,
Mecanismos de defesa do meu psi...
Que me faz assim:

Cheio de instintos
Pressinto pressões
Pra fins particulares.
E com pulsões
Que são equilíbrios
Às minhas artificialidades.

Tento fugir... Tento fugir,
De dentro de todas as barreiras que há em mim,
Mecanismos de defesa do meu psi...
Que me faz assim:

Com relações
Dentro de minha intimidade,
Interações
Do “Id”, “Ego”, “Superego”,
Fazendo minha personalidade.

Tudo se liga! Tudo se liga!
Minhas “consciências”
Fazem minha vida...
Mental!
Fases e fazes me modifica,
Torna-me normal.

“As defesas evitam a realidade (repressão),
Excluem a realidade (negação),
Redefinem a realidade (racionalização),
Ou invertem-na (formação reativa).
Elas colocam sentimentos internos no mundo externo (projeção),
Dividem a realidade (isolamento),
Ou dela escapam (regressão).
Quando uma defesa se torna
Muito influente, nos domina
E restringe adaptabilidade.
E se as defesas se quebrarem?...”


Tento fugir... Tento fugir,
De dentro de todas as barreiras que há em mim,
Mecanismos de defesa do meu psi...
Que me faz assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Conheça todas as teorias, domine as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana." - Gustav Jung