Trata-se de uma espécie de "Menu Cultural" do que o escritor vem produzindo no campo da poesia,conto, crônica,roteiro de cinema e TV,peça de teatro, e recentemente: novelas on-line. Além de compartilhamento de pensamentos e troca de experiências com todos aqueles que de alguma forma colaboram com a cultura sergipana.

terça-feira, 17 de abril de 2012

O Inesquecível Emprego na Vídeo Locadora




Um homem lê jornal num banco de praça. De repente, aproxima-se um rapaz comendo uma fatia de pão. Ao notar o jornal tenta lê-lo, mas o Homem não deixa. Vira-se, contudo, rapaz não desiste, toma uma nova posição que o irrita, por isso troca de posição varias vezes seguidas até rasgarem o jornal. Nesse instante, ao encarar P... da vida o rapaz, percebe que se trata de um amigo de infância.

FERNANDO: - Miro?!
MIRO: - Fernando!
FERNANDO: - Como você mudou rapaz!
MIRO: - É verdade, tô careca, barrigudo e desdentado.
FERNANDO: - É verdade.
MIRO: - Mas você ta bem, não mudou nada.
FERNANDO: - Com plástica agente nunca muda.
MIRO: - Plástica onde rapaz?
FERNANDO: - Na barriguinha, no peitinho e na bundinha.
MIRO: - Ih rapaz, aonde foi que você aprendeu a falar boiolêz?
FERNANDO: - Como é?
MIRO: - Você deu uma quebrada... Hum... Sei não, você pode não estar exercendo a profissão, mas que tá carregando as ferramentas, isso tá.
FERNANDO: - Que é isso Miro, tá me estranhado, eu mudei, mas não tanto. Além do mais sou casado, muito bem casado.
MIRO: - Tudo bem deixa isso pra lá.
FERNANDO:- Já faz dez anos!
MIRO: - Parece que foi ontem...
FERNANDO: - Mas, que anda fazendo?
MIRO: - Nada...
FERNANDO: - Então... Tá com a vida ganha?
MIRO: - Ganha o quê rapaz, estou desempregado há três meses e não arranjo nada.
FERNANDO: - Porque não quer! Um homem cheio de saúde arranja emprego fácil, fácil.
MIRO: - Você fala isso porque ta bem de vida.
FERNANDO: - Não to tão bem de vida assim não, eu só tenho uma vídeo locadora.
MIRO: - Você diz que é fácil porque é patrão e está do outro lado da mesa. Desse lado aqui meu amigo, tão pedindo noções de informática...
FERNANDO: - E você não tem?
MIRO: - Tenho sim, ta pensando o quê?! Eu sei muito bem o que é um computador, toda hora aparece um numa propaganda escandalosa da televisão.
FERNANDO: Isso não basta Miro.
MIRO: - Sabe o que tão pedindo também?
FERNANDO: Saber ler e escrever?
MIRO: - Nãããão... Isso só acontece numa prefeitura do mundo...
FERNANDO: - Então estão pedindo o quê? Segundo grau?
MIRO: - Segundo grau que nada, já foi esse tempo... No mundo lá fora, meu amigo, estão pedindo diploma superior.
FERNANDO: - Mas hoje em dia isso é indispensável.
MIRO: - Mas eu sou porteiro Miro pra que eu preciso de diploma? Só se tiver alguma Faculdade de Portaria... Ah! Noutro dia, fui fazer uma entrevista pra gari e sabe o que me pediram?
FERNANDO: O quê?
MIRO: - Tão pedindo inglês pra gari...
FERNANDO: - Mas hoje todo mundo preciso falar inglês.
MIRO: Pra quê!? Pra falar com vassoura?
FERNANDO: - Que vai fazer agora?
MIRO: - O de sempre... Nada.
FERNANDO: - Nada disso, que tal passarmos na minha locadora. É bom que aproveito e te apresento minha mulher.
MIRO: - Rapaz eu to com fome, vai ter rango lá?
FERNANDO: - Sempre tem.

LUZ EM RESISTÊNCIA. UMA MULHER GUARDA FITAS DE VÍDEO NUMA PRATELEIRA, SEUS GESTOS SÃO MUITO SENSUAIS. ELA INTERROMPE SEU TRABALHO COM CHEGADA DE MIRO E FERNADO.

FERNANDO: - Marisa lembra que sempre lhe falei de um grande amigo meu de infância que eu nunca mais tinha visto?
MARISA: - Lembro, não é aquele lhe devia um dinheirão?
MIRO: (FAZENDO MENÇÃO DE IR EMBORA) - Deve ser outro.
FERNANDO: - Esqueça isso Miro, eu nem me lembrava mais, isso não tem importância, um dia você paga... (TEM UMA IDÉIA ) Melhor! Que tal você trabalhar pra mim? Assim eu descontaria aos poucos o que você me deve e você sairia da lista de desempregados.
MIRO: - Pode ser... Tô fudido e mal pago mesmo. Quando começo?
FERNANDO: - Amanhã mesmo, é que vou precisar fazer uma viagem de negócios...
MIRO: - O senhor é quem manda patrão.
FERNANDO: - Tá combinado então Miro, amanhã você começa.
MIRO: - Num tô nem acreditando, você é um amigão mesmo!

Fernando sai de cena. quase que instantaneamente retorna.

FERNANDO: - Miro, antes que me esqueça, enquanto eu estiver fora, faça tudo o que minha mulher mandar. Tudo que minha mulher mandar, tudo, entendeu?
MIRO: - Entendi, sim.
FERNANDO: (saindo de cena) - Entendeu mesmo?

Mudança de tempo. Miro limpa e guarda fitas de vídeo numa estante. De repente chega à esposa do amigo, usando uma minissaia.

MARISA: - O que o senhor está fazendo?
MIRO: - Tô arrumando a Locadora.
MARISA: - Muito bem... É assim que eu gosto...
MIRO: - Bondade sua patroa.
MARISA: (ROÇANDO OS SEIOS NAS COSTAS DE MIRO ENQUANTO ELE TRABALHA) – Adoro homens prestativos.
MIRO: - A senhora tá bem Dona Marisa?
MARISA: - Não, estou me sentindo muito sozinha.
MIRO: - Tenho uma coisa boa pra senhora.
MARISA: - É! O quê!?
MIRO: - Esse filme é ótimo, espanta qualquer solidão.
MARISA: (Alisa as pernas de Miro, fazendo-o perceber suas intenções) - O único filme que tô a fim de assistir é “Me arromba que eu gosto”.
MIRO: - Infelizmente não temos esse, Dona Marisa.

MARISA COMEÇA A SE ABANAR.

MIRO: (PARA A PLATÉIA) – Ô meu Deus, a mulher tá querendo... Porcaria, logo eu que tô numa seca braba... Mas Fernando é meu amigo, eu não posso... (ATOR DEVE PERGUNTAR PARA ALGUM HOMEM O QUE FARIA)... Não, eu não posso... Eu preciso desse emprego. (VOLTA-SE PARA MARISA) – A senhora está se sentindo bem?
MARISA: - Tô com fogo.
MIRO: - A senhora bebeu?
MARISA: (Tirando a blusa) – To com sede de homem.
MIRO: - Sede? Isso se resolve...

MIRO SAI DE CENA, ENQUANTO ELE ESTÁ FORA MARISA TIRA ROUPA, QUANDO ELE VOLTA ELA SÓ ESTÁ DE LINGERIE.

MIRO: - Tá aqui Dona Marisa, seu copo d’ água.
MARISA: - Água que nada, eu quero é você!

IMPACIENTE MARISA AGARRA MIRO A FORÇA, ELE GRITA.

MIRO: - Beba seu copo d’gua Dona Marisa que isso passa. (ELA SE AJOELHA E ABAIXA SUA CALÇA, DESESPERANDO-O) Pelo amor de Deus Dona Marisa, Fernando é meu amigo e eu preciso desse emprego!

NESSE INSTANTE, FERNANDO SURGE FLAGRANDO OS DOIS SEMI-NUS E MARISA AJOELHADA NA FRENTE DE MIRO.

FERNANDO: - O que é isso?

MARISA NÃO SE AFLIGE, COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO CAMINHA ATÉ O ESPOSO E O BEIJA. MIRO, SEM ENTENDER NADA TREME.

MIRO: - Não é nada do que você está pensando!
MARISA: (SORRINDO) – Realmente não é, por mais que eu quisesse.
FERNANDO: - Como assim?
MARISA: - Nandinho, seu amigo realmente gosta de você... Eu quis tanto dar uma com ele, insisti, insisti, e por consideração a você, a sua amizade, ele não quis.

IRRITADO FERNANDO DÁ UMA BRONCA EM MIRO.

FERNANDO: - Que história é essa rapaz? Eu não disse pra você fazer tudo que minha mulher mandasse? Eu não disse?
MIRO: - Disse... Mas... Eu pensei.
FERNANDO: - Eu não lhe contratei pra pensar... Eu mandei você fazer o que minha mulher mandasse... Como é que você dispensa uma mulher desse rapaz?... Você só pode ser boiola, e boiola não trabalha comigo! Rua!



--------------------------
Comentário:

Completando a sequência de textos teatrais inéditos em comemoração ao Mês do Teatro, segue mais um texto de Anderson Sant' Anna. "O Inesquecível Emprego na Vídeo Locadora" ou “Vídeo Locadora”, faz parte do espetáculo "Crônicas Teatrais", uma comédia para quatro atores que faz uma divertida crônica do cotidiano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Conheça todas as teorias, domine as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana." - Gustav Jung