Trata-se de uma espécie de "Menu Cultural" do que o escritor vem produzindo no campo da poesia,conto, crônica,roteiro de cinema e TV,peça de teatro, e recentemente: novelas on-line. Além de compartilhamento de pensamentos e troca de experiências com todos aqueles que de alguma forma colaboram com a cultura sergipana.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

3.4





Um dia bateu-me a porta
Um Futuro de velhas novidades
Anunciando, sem demora,
Fragmentos de passado e presente,
Misturados com sonhos, decepções e verdades.

Disse-me que em sua Pandora
Trazia tudo o que um homem pode querer:
Riqueza, amores, fama,
Qualquer coisa que a “cachola” se atrever.

Disse-me ainda que negociava com troca,
Uma toma-lá-dá-cá sem ganhar nem perder.
Bastava dizer o que queria,
Pagar com o que fosse estima,
E então imaginar, desejar...
Que ele, Futuro, garantia, fazia acontecer!

Lisonjeado com a visita a muito esperada,
Agradeci ao Futuro a vinda cheia de graça.

Disse-lhe que aprendi com a vida,
Que com o Futuro não se negocia,
Apenas se “proseia”, sonha...

Que dia após dia
A gente sustenta o Futuro
Com pedaços de presentes e passados.

Aprendi que com o Futuro não se brinca,
Não se hesita, não se perde de vista...

Aprendi que devemos tratar o Futuro bem,
Ver o que ele precisa, e no tempo certo atendê-lo.
Que devemos tê-lo sempre por perto,
Ao nosso alcance, firme, com os pés no chão.

Aprendi que não existe um único Futuro...
Que todos são bons.
Que até o mau Futuro, também é bom.
Pois ele sempre provém de Deus,
E Deus sempre faz o bem.

O Futuro persistiu:

Amigo, hoje é o seu aniversário,
Não é todo dia que se atinge 3.4,
Aceite a minha oferta!

Pense no que quiser,
Qualquer coisa que homem possa desejar,
Qualquer coisa que o dinheiro possa comprar,
Qualquer coisa que Reis e Rainhas pediriam aos Deuses,
Qualquer coisa que exércitos morreriam para conquistar.
Basta verbalizar, apontar, qualquer bem...
Qualquer coisa que tenha valor, que a troca vai se realizar.

Sorri,
Dei um forte abraço no Futuro,
E falei: 3.4 o Senhor disse?
É isso mesmo. Com muita alegria!
Mas lamento, não tenho nada que possa lhe interessar.

Não sou rico.
Não tenho influência, nem poder.

Só tenho amigos, queridos amigos.
Pessoas que torcem por mim,
Estão e sempre estarão ao meu lado sempre que precisar.

Só tenho um amor-pra-toda-vida
Que Deus me deu no momento certo para eu cuidar.

Só tenho a minha família,
E como tantas outras que existem no mundo,
Lapidaram as minhas qualidades e meus defeitos
Tornando-me a pessoa que sou hoje.

Só tenho a minha fé inabalável em Deus,
“Uma fé capaz de encarar a razão,
Face a face, em todas as épocas da humanidade...”
Uma fé que me dá esperança e me renova a cada dia,
E me faz seguir em frente de cabeça erguida.

E eu não posso fazer negócio contigo.
Futuro, tudo o que tenho foi presente de Deus:
Amigos, família, fé e amor-pra-toda-vida.
E isto não se dá, não se vende, nem se troca...
Pois não tem preço.

Do Senhor, querido Futuro só quero uma coisa:
Sua sincera amizade,
Para um dia, quando o Tempo chegar...
Eu, o Senhor, o Passado e o Presente
Possamos dar um gostoso abraço!

Naquele dia o Futuro não fez negócio...
Naquele dia o Futuro chorou, sorriu, esbravejou e calou.
Naquele dia o Futuro puxou o banco,
E Sentou-se ao meu lado só pra ver nosso amigo Tempo
Que acabava de passar.

Mais isto é outra história...


By Anderson S. Teinassis

Um comentário:

  1. Adorei o poema novinho em folha! Feliz aniversário!
    Te amo!
    Beijão.

    ResponderExcluir

"Conheça todas as teorias, domine as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana." - Gustav Jung